Vontade
Exemplo de imagem

Vontade
Esta palavra em nosso dicionário significa: faculdade de livremente praticar ou não algum ato.
Faculdade de querer, desejo, resolução, capricho, ânimo, espírito, gosto, prazer, apetite, propensão natural e mais ou menos irresistível, para a prática de um ato ou para realização de um resultado, necessidade física ou moral.
Em psicologia, identifica um grupo de funções que constituem uma resposta consciente à estímulos determinados.
Quando temos ou recebemos uma motivação, somos levados à uma ação racional e emocional que nos permite a escolher, entre várias soluções, aquela que nos parece a melhor ou aquela que nos satisfaz.
A vontade é resultante, de uma decisão racional, inteligente, pensada e implicando em responsabilidade, que pode ter uma reação, devido sua ação movida pela vontade.
É o próprio "eu" em ação, que pode gerar conflito pessoal, pela indecisão devido várias possibilidades.
Portanto temos sempre que analisar, refletir, antes de colocar nosso corpo e mente em favor de nossos desejos, nossas vontades.
Temos que pensar nos outros que dependem de nós, não devemos ser egoísta, para satisfazer somente nossa vontade.
Temos sempre que analisar, pensar para saber o que? Realmente queremos, para não agir puramente por instintos, reflexo ou condicionamento de hábito.
Talvez tenhamos que escolher uma entre várias opções ou não escolher nenhuma.
Devemos sempre lembrar, para satisfazer uma vontade, temos que fazer uma avaliação dos prós e contras, para não ficar repetindo os mesmos erros.
Não devemos agir por capricho ou teimosia.
Quando decidimos o que queremos e vamos satisfazer nossa vontade, devemos dar o melhor de nós mesmos.
Colocando ação em nossa vontade. Assim estaremos agindo com força de vontade, para obter o que desejamos, devemos ter disposição, ânimo, para excursão do ato, que é pensamento positivo, motivação, fé e tudo dará certo.
Vontade é escolher a alternativa certa, prevendo o resultado com os frutos, de sua energia empenhada, para colher resultado certo.
Vencendo todos os obstáculos, para atingir o objetivo sem perder o foco. Precisamos educar nossas vontade, nem tudo pode ser satisfeito, algumas vezes fracassamos, apesar de todo nosso bom esforço.
Não precisamos ficar culpando os outros, de tudo que dá errado. Podemos tentar novamente, após analisar todo o processo que fizemos par e passo, ver onde erramos, corrigir as falhas e o rumo.
Caso acharmos que não vale a pena, o desgaste de energia é só iniciar outro projeto. Esquecer de vez o antigo, não carregar sentimento de culpa ou sensação de fracasso, porque somos mais que isto.
Reconheça e valorize seu esforço, sinta feliz consigo mesmo, amanhã o dia te espera para viver plenamente.

   

SIGA A GENTE NO FACEBOOK